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Saiba mais sobre embreagens....

 

  • O que é embreagem?

Embreagem é o mecanismo utilizado para transmitir a rotação do motor para o câmbio que, por sua vez, irá transferi-la para o diferencial a fim de movimentar o veículo através da dosagem de fricção de um componente em movimento para outro componente sem movimento.

A transmissão de rotação dá-se através do pressionamento gradativo da placa de pressão do platô de embreagem no disco de embreagem, prendendo-o contra o volante do motor.

Quando o disco está fixado contra o volante, a força de aperto deverá ser suficientemente grande para não permitir deslizamentos entre as duas superfície.

Pressionando o pedal da embreagem, a mola ou molas membranas aliviam a pressão da placa de pressão do platô, suprimindo o contato do disco com o volante e, consequentemente, interrompendo a transmissão de força para o câmbio.

É neste momento que ocorre uma gradual sincronia entre a rotação do motor e do eixo primário do câmbio.

Quando a embreagem está acionada, câmbio e motor estão desconectados.

Quando a embreagem está não está acionada, câmbio e motor estão conectados.

O sistema de embreagem permite que a conexão entre motor e câmbio seja feita de forma progressiva e confortável. 

 

 

  • Dicas para aumentar a vida útil de sua embreagem:

  1. Utilize o pedal da embreagem somente no momento da troca de marcha.

  2. Nunca descanse o pé sobre o pedal, isso provoca um aquecimento excessivo do sistema e desgaste prematuro.

  3. Nunca segure o veículo numa rampa utilizando a embreagem. Este hábito causa um desgaste excessivo do sistema. Utilize sempre o freio do veículo.

  4. Evite ultrapassar a capacidade de carga do veículo, porque irá sobrecarregar a embreagem, diminuindo sua vida útil.

  5. Evite sair ou reduzir bruscamente utilizando a embreagem para aumentar o torque ou ainda aumentar a rotação do motor utilizando-a.

  6. Não inicie bruscamente a marcha, evitando arrancadas bruscas.

  7. Evite reduções bruscas de marchas, freando ou desacelerando subitamente o motor.

  8. Verifique e regule o cabo da embreagem com frequência, deixando o pedal sempre no meio termo, nem baixo, nem alto.

  9. Nunca saia com o veículo em segunda marcha.

 

 

  • Embreagem remanufaturada x embreagem recondicionada

A embreagem remanufaturada é um processo completamente distinto de retíficas ou recondicionamentos tradicionais, contrariando o que muitos podem pensar.

No processo de recondicionameto a peça volta a ser usada depois de uma reforma superficial, o que não elimina alguns desgastes naturais.

Na linha de montagem da embreagem remanufaturada, no entanto, os componentes são completamente desmontados e na grande maioria dos casos apenas o corpo principal da peça é mantido.

A remanufaturada difere-se também pelo uso de componentes com especificações iguais às das novas, tornando-as plenamente reutilizáveis, com absoluta segurança e qualidade.

Compreende-se porque já é prática corrente nos Estados Unidos e na Europa, a utilização de peças remanufaturadas, sendo inclusive endossada e apoiada por grandes montadoras.

As vantagens são muitas:

  1. Tecnicamente, não há nenhum problema no uso de peça remanufaturada;

  2. Os custos são sensivelmente reduzidos;

  3. É um processo que resulta em menos lixo, economia de recursos e menor impacto ambiental, pois praticamente não há sobras e resíduos.

 

 

  • Porque a embreagem fica alta ?

Embreagem alta quer dizer que o pedal da embreagem está num ponto de acionamento desconfortável para o motorista, fazendo-o tirar muito o pé do pedal para que o carro saia.

Isso ocorre porque:

  1. O kit de embreagem está desgastado e dever ser trocado.

  2. A regulagem do cabo da embreagem está incorreta, fazendo o pedal ficar muito alto.

  3. Para que o kit de embreagem tenha a durabilidade correta, o pedal da embreagem deve estar sempre no meio termo, nem muito baixo, nem muito alto.

 

 

  • Porque a embreagem fica dura?

A embreagem fica dura por vários motivos:

  1. O mecanismo de acionamento pode estar com problemas.

  2. O guia do rolamento, moringa ou tubo guia pode estar com desgaste ou ovalado, fazendo o rolamento não deslizar como deveria na hora do acionamento do garfo.

  3. Também pode ser que o garfo esteja com desgaste em seu ponto de apoio ou buchas.

  4. O cabo da embreagem pode estar pronto para romper ou com falta de lubrificação.

  5. Nos casos de acionamento hidráulico pode ser problema no atuador ou cilindro mestre. O atuador hidráulico sofre desgaste interno, assim como o cilindro mestre.

  6. Ás vezes, com aquecimento excessivo por causa de uma exigência muito grande da embreagem, mesmo que a peça esteja com pouca vida útil, ocorre o empenamento e desalinhamento da carcaça do platô de embreagem, fazendo com que a mola membrana do platô não consiga desenvolver seu curso normalmente.

  7. Mas o principal motivo que faz a embreagem ficar dura é o desgaste do kit de embreagem.

 

Quando o kit de embreagem está desgastado ocorre uma mudança no ponto de trabalho da mola membrana do platô e também desgaste no ponto de apoio da placa de pressão do platô na mola membrana.
Solução:

  1. Verificação, lubrificação e limpeza do sistema de acionamento;

  2. Substituição dos componentes em mau estado do sistema de acionamento;

  3. Substituição do kit de embreagem.

 

 

  • Porque a embreagem não engata?

  1. Porque o disco de embreagem não está conseguindo ficar separado do platô de embreagem;

  2. A espessura do disco de embreagem não está correta;

  3. O cubo do disco não consegue deslizar no eixo piloto;

  4. O rolamento do eixo piloto não gira livremente;

  5. O sistema de acionamento da embreagem está com regulagem incorreta;

  6. A mola de retrocesso do platô pode ter sido deformada na montagem ou reduzida de marcha brusca, impossibilitando o platô de liberar o disco de embreagem;


O principal motivo que faz a embreagem não engatar é o desgaste do kit de embreagem.

Solução:

  1. Regulagem do acionamento e substituição do rolamento do eixo piloto;

  2. Substituição do kit de embreagem.

 

 

  • Porque a embreagem patina?

A embreagem patina por vários motivos:

  1. Porque o disco da embreagem está com desgaste ou contaminado por óleo e graxa. Sendo assim, o disco não consegue ser freado pelo platô;

  2. Porque o platô está com a mola membrana sem pressão suficiente para frear o disco;

  3. Porque o volante do motor está com a superfície irregular e não consegue deixar o disco de embreagem ser freado pelo platô, mesmo não estando desgastado;

  4. O volante do motor também pode estar com medidas incorretas;

  5. A relação de distância do acionamento pode estar incorreta. Usa-se muito o termo “embreagem enforcada”, ou seja, o acionamento da embreagem está regulado de forma que a embreagem fique acionada, mesmo sem a ação de acioná-la;

  6. Se a embreagem sofreu superaquecimento por uso excessivo, o disco perde sua capacidade de ser freado pelo platô;

  7. Se ocorrer erro de aplicação do kit de embreagem, também pode acontecer de a embreagem patinar, pois a carga de pressão do kit não será correspondente à potência do veículo;

  8. Em casos de acionamento hidráulico, pode haver a possibilidade de travamento do atuador hidráulico ou cilindro mestre. Mesmo tirando pé do pedal a embreagem continua acionada;

 

A principal causa de patinação da embreagem é o desgaste do kit de embreagem.

Solução:

  1. Verificar se há contaminação por óleo ou graxa no disco e substituir o kit de embreagem;

  2. Verificar as medidas do volante do motor e usiná-lo corretamente ou substituí-lo;

  3. Regular o curso de acionamento de forma correta;

  4. Substituir do kit de embreagem.

 

 

  • Porque a embreagem trepida?

São muitos os fatores que levam à trepidação da embreagem:

  1. O coxim do motor e a suspensão câmbio não estão em ordem;

  2. Embreagem contaminada de óleo ou graxa;

  3. O mancal de encosto e o platô não estão paralelos;

  4. Platô de embreagem foi apertado incorretamente, ocasionando o desalinhamento da mola membrana e da placa de pressão do platô;

  5. O rolamento do eixo piloto não foi montado no volante;

  6. O virabrequim não está alinhado com o eixo piloto;

  7. A carcaça do platô de embreagem foi deformada por ocasião da desmontagem ou da montagem e também por superaquecimento;

  8. Volante da embreagem está com superfície irregular;

 

O principal motivo que faz a embreagem trepidar é a falta de paralelismo entre volante do motor, disco de embreagem, placa do platô e membrana do platô;

  • Mas podemos destacar que o balanceamento do conjunto de embreagem também ocasiona trepidação, assim como o paralelismo entre todos os componentes e também o alinhamento do virabrequim com o câmbio.

Solução:

  1. Usinagem correta do volante do motor;

  2. Verificação do alinhamento do conjunto, do paralelismo e do balanceamento;

  3. Troca do coxim do motor e da suspensão do câmbio.

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