Saiba mais sobre embreagens....
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O que é embreagem?
Embreagem é o mecanismo utilizado para transmitir a rotação do motor para o câmbio que, por sua vez, irá transferi-la para o diferencial a fim de movimentar o veículo através da dosagem de fricção de um componente em movimento para outro componente sem movimento.
A transmissão de rotação dá-se através do pressionamento gradativo da placa de pressão do platô de embreagem no disco de embreagem, prendendo-o contra o volante do motor.
Quando o disco está fixado contra o volante, a força de aperto deverá ser suficientemente grande para não permitir deslizamentos entre as duas superfície.
Pressionando o pedal da embreagem, a mola ou molas membranas aliviam a pressão da placa de pressão do platô, suprimindo o contato do disco com o volante e, consequentemente, interrompendo a transmissão de força para o câmbio.
É neste momento que ocorre uma gradual sincronia entre a rotação do motor e do eixo primário do câmbio.
Quando a embreagem está acionada, câmbio e motor estão desconectados.
Quando a embreagem está não está acionada, câmbio e motor estão conectados.
O sistema de embreagem permite que a conexão entre motor e câmbio seja feita de forma progressiva e confortável.
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Dicas para aumentar a vida útil de sua embreagem:
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Utilize o pedal da embreagem somente no momento da troca de marcha.
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Nunca descanse o pé sobre o pedal, isso provoca um aquecimento excessivo do sistema e desgaste prematuro.
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Nunca segure o veículo numa rampa utilizando a embreagem. Este hábito causa um desgaste excessivo do sistema. Utilize sempre o freio do veículo.
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Evite ultrapassar a capacidade de carga do veículo, porque irá sobrecarregar a embreagem, diminuindo sua vida útil.
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Evite sair ou reduzir bruscamente utilizando a embreagem para aumentar o torque ou ainda aumentar a rotação do motor utilizando-a.
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Não inicie bruscamente a marcha, evitando arrancadas bruscas.
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Evite reduções bruscas de marchas, freando ou desacelerando subitamente o motor.
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Verifique e regule o cabo da embreagem com frequência, deixando o pedal sempre no meio termo, nem baixo, nem alto.
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Nunca saia com o veículo em segunda marcha.
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Embreagem remanufaturada x embreagem recondicionada
A embreagem remanufaturada é um processo completamente distinto de retíficas ou recondicionamentos tradicionais, contrariando o que muitos podem pensar.
No processo de recondicionameto a peça volta a ser usada depois de uma reforma superficial, o que não elimina alguns desgastes naturais.
Na linha de montagem da embreagem remanufaturada, no entanto, os componentes são completamente desmontados e na grande maioria dos casos apenas o corpo principal da peça é mantido.
A remanufaturada difere-se também pelo uso de componentes com especificações iguais às das novas, tornando-as plenamente reutilizáveis, com absoluta segurança e qualidade.
Compreende-se porque já é prática corrente nos Estados Unidos e na Europa, a utilização de peças remanufaturadas, sendo inclusive endossada e apoiada por grandes montadoras.
As vantagens são muitas:
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Tecnicamente, não há nenhum problema no uso de peça remanufaturada;
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Os custos são sensivelmente reduzidos;
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É um processo que resulta em menos lixo, economia de recursos e menor impacto ambiental, pois praticamente não há sobras e resíduos.
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Porque a embreagem fica alta ?
Embreagem alta quer dizer que o pedal da embreagem está num ponto de acionamento desconfortável para o motorista, fazendo-o tirar muito o pé do pedal para que o carro saia.
Isso ocorre porque:
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O kit de embreagem está desgastado e dever ser trocado.
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A regulagem do cabo da embreagem está incorreta, fazendo o pedal ficar muito alto.
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Para que o kit de embreagem tenha a durabilidade correta, o pedal da embreagem deve estar sempre no meio termo, nem muito baixo, nem muito alto.
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Porque a embreagem fica dura?
A embreagem fica dura por vários motivos:
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O mecanismo de acionamento pode estar com problemas.
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O guia do rolamento, moringa ou tubo guia pode estar com desgaste ou ovalado, fazendo o rolamento não deslizar como deveria na hora do acionamento do garfo.
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Também pode ser que o garfo esteja com desgaste em seu ponto de apoio ou buchas.
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O cabo da embreagem pode estar pronto para romper ou com falta de lubrificação.
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Nos casos de acionamento hidráulico pode ser problema no atuador ou cilindro mestre. O atuador hidráulico sofre desgaste interno, assim como o cilindro mestre.
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Ás vezes, com aquecimento excessivo por causa de uma exigência muito grande da embreagem, mesmo que a peça esteja com pouca vida útil, ocorre o empenamento e desalinhamento da carcaça do platô de embreagem, fazendo com que a mola membrana do platô não consiga desenvolver seu curso normalmente.
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Mas o principal motivo que faz a embreagem ficar dura é o desgaste do kit de embreagem.
Quando o kit de embreagem está desgastado ocorre uma mudança no ponto de trabalho da mola membrana do platô e também desgaste no ponto de apoio da placa de pressão do platô na mola membrana.
Solução:
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Verificação, lubrificação e limpeza do sistema de acionamento;
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Substituição dos componentes em mau estado do sistema de acionamento;
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Substituição do kit de embreagem.
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Porque a embreagem não engata?
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Porque o disco de embreagem não está conseguindo ficar separado do platô de embreagem;
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A espessura do disco de embreagem não está correta;
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O cubo do disco não consegue deslizar no eixo piloto;
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O rolamento do eixo piloto não gira livremente;
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O sistema de acionamento da embreagem está com regulagem incorreta;
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A mola de retrocesso do platô pode ter sido deformada na montagem ou reduzida de marcha brusca, impossibilitando o platô de liberar o disco de embreagem;
O principal motivo que faz a embreagem não engatar é o desgaste do kit de embreagem.
Solução:
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Regulagem do acionamento e substituição do rolamento do eixo piloto;
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Substituição do kit de embreagem.
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Porque a embreagem patina?
A embreagem patina por vários motivos:
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Porque o disco da embreagem está com desgaste ou contaminado por óleo e graxa. Sendo assim, o disco não consegue ser freado pelo platô;
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Porque o platô está com a mola membrana sem pressão suficiente para frear o disco;
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Porque o volante do motor está com a superfície irregular e não consegue deixar o disco de embreagem ser freado pelo platô, mesmo não estando desgastado;
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O volante do motor também pode estar com medidas incorretas;
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A relação de distância do acionamento pode estar incorreta. Usa-se muito o termo “embreagem enforcada”, ou seja, o acionamento da embreagem está regulado de forma que a embreagem fique acionada, mesmo sem a ação de acioná-la;
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Se a embreagem sofreu superaquecimento por uso excessivo, o disco perde sua capacidade de ser freado pelo platô;
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Se ocorrer erro de aplicação do kit de embreagem, também pode acontecer de a embreagem patinar, pois a carga de pressão do kit não será correspondente à potência do veículo;
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Em casos de acionamento hidráulico, pode haver a possibilidade de travamento do atuador hidráulico ou cilindro mestre. Mesmo tirando pé do pedal a embreagem continua acionada;
A principal causa de patinação da embreagem é o desgaste do kit de embreagem.
Solução:
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Verificar se há contaminação por óleo ou graxa no disco e substituir o kit de embreagem;
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Verificar as medidas do volante do motor e usiná-lo corretamente ou substituí-lo;
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Regular o curso de acionamento de forma correta;
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Substituir do kit de embreagem.
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Porque a embreagem trepida?
São muitos os fatores que levam à trepidação da embreagem:
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O coxim do motor e a suspensão câmbio não estão em ordem;
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Embreagem contaminada de óleo ou graxa;
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O mancal de encosto e o platô não estão paralelos;
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Platô de embreagem foi apertado incorretamente, ocasionando o desalinhamento da mola membrana e da placa de pressão do platô;
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O rolamento do eixo piloto não foi montado no volante;
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O virabrequim não está alinhado com o eixo piloto;
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A carcaça do platô de embreagem foi deformada por ocasião da desmontagem ou da montagem e também por superaquecimento;
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Volante da embreagem está com superfície irregular;
O principal motivo que faz a embreagem trepidar é a falta de paralelismo entre volante do motor, disco de embreagem, placa do platô e membrana do platô;
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Mas podemos destacar que o balanceamento do conjunto de embreagem também ocasiona trepidação, assim como o paralelismo entre todos os componentes e também o alinhamento do virabrequim com o câmbio.
Solução:
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Usinagem correta do volante do motor;
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Verificação do alinhamento do conjunto, do paralelismo e do balanceamento;
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Troca do coxim do motor e da suspensão do câmbio.